Este blog migrou para o site www.gabrielcarneirocosta.com.br - Contato: coach@gabrielcarneirocosta.com.br
quarta-feira, 30 de maio de 2012
O que você quer ser quando crescer?
Resolvi compartilhar um pensamento que vem norteando muito o meu trabalho.
Durante muitos anos das nossas vidas (provavelmente em épocas mais antigas), nos perguntamos o que seremos quando crescermos.
Ao longo dos anos, viramos "pessoas crescidas" e esquecemos de continuar fazendo esta pergunta.
A questão não é o fato de termos conseguido (ou não) nos tornar o que um dia tínhamos a pretensão. A minha proposta é manter exatamente a mesma pergunta: o que eu AINDA quero ser quando crescer?
Não importa a idade que possamos ter. Sempre há tempo para melhorar, evoluir, realizar sonhos, cumprir metas, mudar comportamentos... Esta é uma pergunta eterna, e que nos move de forma autêntica, pois é o que queremos ser e não o que queremos ter.
Costumo dizer que antes de pensar que emprego queremos ter, precisamos pensar que profissional queremos ser. Antes de que casamento quero ter, pensar em que marido quero ser. Antes de que filho quero ter, que pai quero ser. Que amigo eu quero ser. Que filho, que irmão, que vizinho eu quero ser. Isto define o ponto de partida para uma mudança que traga, de fato, a felicidade.
É um raciocínio que traz a responsabilidade para nós mesmos. Aonde nos leva os pensamentos de que os outros são culpados por aquilo que não nos tornamos?
Novamente, o foco é o que queremos ser para a vida que ainda nos resta.
Dalai Lama tem uma frase muito interessante: "Seja a mudança que você quer ver no mundo". É muito potente esta frase, e para deixar menos poética e ainda mais provocativa, eu sugiro: seja, você, a mudança que você quer ver na sua empresa. Seja, você, a mudança que você quer ver no seu casamento, na sua família, no seu círculo de amigos, no seu condomínio... Traga para você a responsabilidade de ter uma vida melhor. Não jogue no colo dos outros o seu destino!
E se você ficar perdido em algum momento da vida, sem ter claro o que você quer fazer da sua jornada, não tenha medo de voltar a ser uma criança e lembrar de responder a mais simples, e ao mesmo tempo difícil, pergunta: o que quero ser quando crescer?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá! Gabriel!
Gostei muito do texto! Tive a oportunidade de me revisitar!
Pensar sobre minhas oportunidades e opções, além dos sonhos e realidades! Creio que este exercício permite ir ao encontro da criança que habita em mim e certamente tomar decisões futuras! Agradeço sua palavras!
Ô ex-chefe! Que bacana ver esse caminho que tu seguiu. Teu texto cai como uma luva pra todo mundo. Fico feliz de ter a oportunidade de ver tanto conteúdo legal no teu blog. Parabéns por tudo e te agradeço pelas leituras boas. :)
Agradeço à Viviane a à Paola as palavras que se tornam grande estímulo para meu trabalho!
Desejo uma ótima jornada para vocês!
Um grande abraço!
Postar um comentário