sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Meu lucro interfere no seu

A questão de lucro nas empresas parece um tabu. Ninguém pode falar nisso. Em alguns momentos, parece vergonhoso ter um negócio lucrativo. Poucas empresas vão a público dizer que são muito lucrativas, e as que assim fazem, são porque tem capital aberto, e esta exposição é importante.
No começo da minha carreira pude acompanhar diversas propostas para trabalhar com lucro zero, afim de desenvolver portfólio. E de fato, muitas delas assim ocorreram. Porém, pensei que quando a minha carreira crescesse, este tipo de proposta acabaria. Mas infelizmente acontece, e muito.
Alguém tem o perfil de ir em um shopping e pedir para algum lojista entregar o produto sem cobrar nada? Claro que não! E porque na prestação de serviço isso é tão comum?
O meu negócio é planejar, criar, refletir, conectar e executar. E isto custa! Eu vivo disto!
As vezes, tenho vontade de perguntar: “Você vai no seu dentista e pede pra ele tratar uma carie que é bem pequena e que em 20 minutos ele resolve, mas que é melhor não cobrar nada pois no futuro você pensa em colocar aparelho dentário?” Por favor, vamos negociar em um formato onde todos possam ganhar!
Negociadores que acham que o seu lucro depende de espremer o lucro do seu "parceiro", está indo na contramão de um bom relacionamento. O comprador tem que cobrar que o trabalho prometido aconteça e seja bom, e não achar que seu lucro virá se o lucro dos outros forem espremidos.
Não se faz lucro tirando o lucro dos outros!
Na prestação de serviço isso é ainda mais forte. Se o prestador de serviço tiver um bom lucro, mais empenhado ele estará, mais margem para uma boa estrutura ele tem, melhores salários ele vai pagar e por aí vai... E se isso não acontecer, então o "pagador" terá toda a razão de cobrar. O foco é ficar de olho nos resultados e não no quanto os outros estão ganhando. Acredite, o meu lucro interfere no seu. Vamos viver em uma sociedade onde o dinheiro gira, os lucros são positivos ou preferimos viver sendo mesquinhos e invejosos?
Pode ser um pouco poético o que penso, mas particularmente não acredito que realmente terei lucro em abundância na minha vida, se eu não gerar lucro também para aqueles que me cercam!

Nenhum comentário: